Dúvidas de Mafia (da Galápagos) respondidas

Quando comprei o jogo Mafia, eu não imaginei que teria tanta diversão com ele. A estreia foi na mesa de um restaurante e em quatro pessoas foi mais fácil desvendar as regras desse jogo (que mais tarde descobri ser uma adaptação do clássico Bang!).

Durante as várias partidas que seguiram até a noite daquele dia, algumas dúvidas não puderam ser resolvidas através do manual e foram decididas em votação na hora. Mas quando cheguei em casa, enviei um e-mail para o criador do jogo com todas as dúvidas do grupo (mais algumas minhas).

O Renato Sasdelli da Galápagos prontamente respondeu e tirou todas as dúvidas que tínhamos. Compartilho aqui com vocês a enxurrada de perguntas que fiz e o Renato foi muito gentil em responder todas:

  • Exceto quando especificado (como na Roleta-Russa, no Tiroteio e no Mercenário), uma carta ERROU serve contra qualquer ataque (Bastão, Granada, Bomba, Tiro, etc.). Certo?

– Correto!

  • Sobre a Nonna Tereza: o poder dela ignora também o poder de outros personagens como o do Tony Veloce que tem +1 de distância?

– Não, somente carta de jogo à frente dos outros jogadores perdem seu poder.

  • Tito Carabina: a carta diz que ele já possui uma arma. Ele pode ter uma carta de arma, como Cano Duplo, por exemplo?

– Pode, mas na hora de atirar terá que escolher com qual atira.

  • Ernie Três Dedos: não há limites para a quantidade de cartas que ele pode comprar por turno?

– Não existe limite. Devemos entretando lembrar que NÃO é permitido descartar cartas voluntariamente.

  • Ernie Três Dedos x Luca Vendeta: Quando Ernie usa a última carta TIRO (ou qualquer outro ataque) em Luca, Luca recebe uma carta do monte de compras ou não?

– Sim, Luca rouba 1 carta da mão de Ernie, que volta a comprar 1 carta do monte. Ambos ganham 1 carta

  • Duelo “mano a mano”: só há uma referência a este termo nas regras, quando fala que as cartas de Comida não podem mais ser utilizadas quando sobram apenas dois jogadores. Há mais alguma regra para este duelo?

– Que eu me lembre não! A única restrição são as cartas de ‘comida’ como você mencionou.

  • Cano duplo: é obrigatório o disparo dos dois tiros, isto é, utilizar duas cartas para fazer o disparo? Não posso fazer o disparo de apenas um tiro com esta arma? E quando um jogador tem 1 de vida, recebe um tiro de cano duplo, ele pode utilizar a Ambulância para continuar com 1 de vida?

– Para usar a arma de cano duplo é obrigatório o disparo de 2 cartas TIRO. Se desejar, pode usar uma carta tiro para alcance de 1 somente (com a arma padrão de cada jogador).
Quando o jogador tem apenas 1 de vida e morre (levando 2 tiros) pode sim utilizar a Ambulância para continuar com 1 de vida.

  • Omerta: ela limpa todas as cartas? Verdes, Azuis e Vermelhas? Incluindo a trégua?

– Quase todas as cartas! Se houver alguma carta protegida por cofre, o cofre é descartado mas a carta é a única que continua. De resto, todas são descartadas, sem exceção.

  • Trégua: se eu utilizo a trégua em mim e outro mafioso, a trégua só termina no final do MEU próximo turno?

– Isso, a tregua dura 1 turno completo de cada jogador. Assim como seu adversário, você deve começar um turno com a trégua e termina-lo.

  • Consigliere: se o uso desta carta como ERROU falhou, posso em seguida utilizar uma carta de ERROU?

– Pode!

Aconselho a compra do jogo, que pode ser adquirido pelo site da Galápagos: http://www.galapagosjogos.com.br/loja.html

E quem quiser jogar, pode vir no próximo Floripa On Play!

Esta entrada foi publicada em Dicas, Jogos com as etiquetas , . ligação permanente.

4 respostas a Dúvidas de Mafia (da Galápagos) respondidas

  1. Queria saber se voce pode disponibilizar o email do Renato Sasdelli para fazer outras perguntas.

  2. Alberth diz:

    Gostaria de saber se ainda encontro este jogo para comprar. Grato.😀

  3. Kelly Mineiro diz:

    Suas dúvidas esclareceram algumas minhas, mas ainda fiquei com uma dúvida. Sobre as cartas vermelhas, elas quando utilizadas uma vez são descartadas ou ficam na mesa ate serem eliminadas por alguem???

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s